CURIOSIDADES

HISTÓRICO

A joia de prata ou prata de lei tem esse nome graças a uma lei portuguesa, do século XV, que estabelecia que a prata deveria ter pelo menos 80% de pureza, a fim de prevenir excesso da mistura de outros metais na liga. Seu estado puro é muito frágil e para que seja possível trabalhá-la é necessário fazer liga com outros metais, como por exemplo o cobre. 

Hoje em dia, a prata de lei pode ser a Prata 925 ou 950, ou seja, a prata 925 possui em sua composição a fundição de 92,5% de prata pura mais 7,5% de outros metais. Já a prata 950 é um pouco mais pura, pois possui 95% de prata pura e 5% de outros metais.

PORQUE A PRATA ESCURECE?

 

Um dos motivos é o enxofre. Ele está presente no nosso dia-a-dia, como nos gases da queima de combustível e até mesmo nos produtos de beleza. 

Outro fator é o Ácido Úrico, que é uma substância produzida pelo nosso organismo e que interfere diretamente na prata. Algumas pessoas têm propensão e concentram mais ácido úrico, escurecendo com mais facilidade a joia de prata, principalmente em épocas de muito calor onde nosso corpo transpira mais. 

Alguns remédios ajudam no escurecimento da prata devido a sua composição química. Água do mar e a maresia também contribuem para esse processo que é chamado de oxidação.

Com o tempo é quase impossível não acontecer, mas você pode prevenir isso tomando algumas precauções. 

Evite contato com produtos químicos como, perfumes, tinturas de cabelo, descolorante de pelos, cosméticos, cloro de piscina e produtos de limpeza quando estiver usando a joia.

Tire quando for praticar esportes, o suor ajuda no escurecimento da prata.

Jamais ferva ou use qualquer produto químico para devolver o brilho à sua joia.

 

CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER COM A PRATA

Para manter sua joia de prata sempre brilhante e sem manchas, recomenda-se a limpeza periódica. 

Pano Mágico: Flanela que contém uma química especial que limpa e realça o brilho das joias. Não molhe a flanela e nem a joia quando for limpá-la.

 

Limpa Pratas Líquido: Este é um produto próprio para tirar a oxidação mais profunda da prata. Basta colocar o líquido em um recipiente de vidro ou plástico e mergulhar as peças por cerca de 15 segundos. Em seguida retirar do líquido, lavar e secar bem. Você pode repetir esse procedimento se for necessário, mas lembre-se que o limpa pratas só pode ser usado em peças lisas e pedras cristalinas, nada de usar em peças envelhecidas ou pedras leitosas.

 

Após a limpeza, armazená-las individualmente, evitando atrito e arranhões. 

Com esses cuidados sua joia de prata eternizará momentos e muitas histórias passarão de geração para geração!!